ABOUT USBusiness model

O Instituto Acende Brasil é um Centro de Estudos voltado ao desenvolvimento de ações e projetos para aumentar o grau de Transparência e Sustentabilidade do Setor Elétrico Brasileiro. Baseados em números e fatos, pensamos e analisamos o setor com a lente de longo prazo, buscando oferecer à sociedade um olhar que identifique os principais vetores e pressões econômicas, políticas e institucionais que moldam o Setor Elétrico Brasileiro.

Serviços

Com base nos princípios acima, a equipe de executivos e pesquisadores do Instituto presta os seguintes serviços profissionais:

  • Cursos estruturados ao longo de uma Arquitetura que cobre as principais disciplinas e dimensões do Setor Elétrico Brasileiro. Saiba +
  • Estudos e Análises que combinam conhecimento setorial aprofundado com técnicas analíticas consagradas para as seguintes categorias de serviços: e 1) Scenario Planning para tomada de decisões; 2) Estudos setoriais (Temas Socioambientais, Regulação e Assuntos Tarifários, Leilões, Governança Corporativa, Rentabilidade e Benchmarking Empresarial; 3) Análise e Monitoramento de Matérias Legislativas, Regulatórias e Tarifárias. Saiba +
  • Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento regulados pela Aneel ao longo das seguintes linhas acadêmicas: Regulação e Assuntos Tarifários; Temas Socioambientais; Tributos e Encargos; Geração de Energia. Saiba +
  • Selo Energia Sustentável, um instrumento de avaliação do desempenho socioambiental de empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica com três níveis de desempenho que reconhecem o estágio atual e estimulam as empresas a buscar estágios superiores.. Saiba + 

 

Observatório do Setor Elétrico Brasileiro

O Instituto  Acende Brasil, ao longo de mais de uma décade, foi progressivamente consolidando algumas categorias de projetos que estudam de forma permanente temas setoriais que exigem uma disciplina analítica voltada ao longo prazo e que apresentam alto grau de interdependência. Tais projetos formam o Observatório do Setor Elétrico Brasileiro.

Atuar como um Observatório significa fazer, dentre outras, as seguintes perguntas sobre as principais dimensões do Setor Elétrico Brasileiro:

  1. Agências Reguladoras: Estas importantes e modernas entidades de Estado estão atuando com a força e a autonomia que seu papel requer?
  2. Governança Corporativa: As empresas estatais do setor estão sendo gerenciadas como importantes ativos do Estado ou são meras ferramentas de uso político de governos e grupos de pressão? Elas têm criado ou destruído valor para a sociedade?
  3. Tributos e Encargos na Conta de Luz: A carga tributária que pesa sobre a conta de luz é razoável numa comparação intersetorial e internacional? Há transparência na origem e destino dos recursos arrecadados?
  4. Leilões de Energia: As regras definidas pelo governo são eficientes no que se refere à promoção da competição isonômica, à redução de tarifas e ao atendimento da demanda por energia?
  5. Meio Ambiente e Sociedade: Como o setor tem tratado as dimensões Social e Ambiental? Há respeito pelas Pessoas e pelo Planeta? Quais os caminhos para que todos ganhem?
  6. Oferta de Energia: Qual o balanço estrutural entre oferta e demanda de energia? Qual o real risco de se decretar um racionamento? O governo tem sido realista e transparente no tratamento destas informações? Quais ações devem ser adotadas diante de eventuais desequilíbrios?
  7. Rentabilidade: Como têm sido remunerados os investimentos bilionários requeridos anualmente para a manutenção e expansão do setor?
  8. Tarifa e Regulação: Como são formadas e calculadas as tarifas de eletricidade? Os princípios de revisão das tarifas equilibram as necessidades de curto e longo prazo, satisfazendo simultaneamente à modicidade tarifária e às necessidades de investimento?

 

Nossos estudos e projetos - que buscam oferecer informações qualificadas para que os diversos atores da sociedade possam desenvolver suas próprias opiniões sobre as perguntas acima - estão organizados ao longo de diversos formatos:

  • Artigos;
  • White Papers e Estudos Abertos;
  • Análise de Leilões (Geração, Transmissão e Outros);
  • Inserções na Imprensa;
  • Eventos e Apresentações;
  • Boletim Energia; e
  • Produção Acadêmica.

 

Para receber nosso conteúdo, assine nossa newsletter (serviço gratuito).

 

INSTITUTO ACENDE BRASIL

SÃO PAULO

Rua Joaquim Floriano, 466
Edifício Corporate, Cj. 501 - 5º Andar
CEP 04534-004, Itaim Bibi
São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 (11) 3704-7733
© 2013, Instituto Acende Brasil